O que é a Terapia do Magnésio Transdérmico?

Quando falamos em Terapia do Magnésio Transdérmico, ou simplesmente magnésio transdérmico – queremos dizer que esta é uma das formas de se fazer o uso do magnésio. Através da pele, absorvido pela pele. A outra forma já conhecida por 90% dos brasileiros é a oral – que é feita através da água preparada com o produto ou tomado em cápsulas.

Esta forma inovadora tratada no livro A Terapia do Magnésio Transdérmico já é muito conhecida em outros países e podemos afirmar que é a forma mais utilizada pelos americanos devido ao trabalho de médicos como a Dra. Carolyn Dean e o Dr. Mark Sircus que pesquisaram e divulgaram a importância desta forma de utilização e suplementação do magnésio.

A forma transdérmica de administração pode ser feita:

  • pelo banho;
  • por um escalda pés;
  • por massagem do óleo de magnésio;
  • por nebulizador;
  • por creme;
  • por patches.

O uso oral seja tomando a água de magnésio ou por cápsula também é recomendado por muitos médicos que estudaram a fundo os benefícios do magnésio, e recomendam o uso para seus pacientes.

E onde queremos chegar é que – seja a longo prazo ou utilizado de uma forma emergencial – em forma transdérmica ou até mesmo por forma intravenosa o magnésio é chamado por muitos de “o mineral da vida” e assim é. E seu milagre é que além de eficaz, ele pode ser utilizado de diversas formas.

Então em casos de doenças crônicas e deficiências mais sérias o transdérmico acelera e muito o processo de suplementação. De 2 a 3 meses contra meses por via oral. Mas sempre recomendamos que as 2 formas de suplementação sejam utilizadas em conjunto – oral e a transdérmica

 

Como utilizar o Magnésio de forma Transdérmica?

 

Como já comentamos , a suplementação pode ser feita via oral ou transdérmica. A Terapia sugerida no livro privelegia a via transdérmica – vocês já vão entender o  por que.

A maneira de utilizar o “óleo de magnésio “ é passando por todo o corpo, ou na maior área possível. O efeito dele é tanto local (por exemplo, se há dor no local ele vai combater) quanto sistêmico – os seus níveis de magnésio em todas as células irão aumentar, trazendo benefícios para sua saúde como um todo. Pode ser aplicado em qualquer horário e você deve ficar o tempo mínimo de 30 minutos com ele no corpo – depois disso, se necessário, pode enxaguar. Mas não há tempo máximo,  e o enxague não é obrigatório – você pode até dormir com ele no corpo se quiser, pode sair, depende só do seu conforto.

A forma de utilizar para os banhos, escalda-pés e nebulização podem ser encontradas no livro A Terapia do Magnésio Transdérmico ou em nosso site em inglês.

 

Quais são os benefícios da Terapia do Magnésio Transdérmico?

 

Os benefícios da terapia do magnésio transdérmico são inúmeros, podemos ficar o dia todo aqui falando sobre eles, mas o fato é que sendo, necessário em mais de 300 reações bioquímicas no corpo, ele é fundamental para uma grande variedade de funções cruciais, e a sua suplementação torna-se necessária e importante.  E quando descobrimos que além de ser importante para que nosso organismo funcione corretamente, o magnésio traz para o organismo a força necessária para tratar de doenças crônicas e ainda salvar vidas! Tudo parece bom demais. E é.

Vamos então falar de alguns poucos benefícios:

  • Previne e trata artrites e osteoporose, pois faz com que o cálcio se deposite no local correto;
  • Auxilia no tratamento da fibromialgia;
  • Ajuda nos casos de depressão, pois aumenta a energia vital;
  • Atua beneficamente sobre o sistema nervoso;
  • Melhora o sistema imunológico e combate radicais livres;
  • Auxilia no tratamento de cálculos renais;
  • Traz mais disposição e vitalidade para o dia-a-dia.

Mais benefícios podem ser lidos aqui

Contraindicações: Pacientes com deficiências renais devem usar o cloreto de magnésio com acompanhamento médico.

 

Onde encontrar produtos transdérmicos?

 

Infelizmente ainda não temos no Brasil um produto que se assemelhe aos produtos encontrados em outros países. Se você viaja ou faz compras pela internet por sites estrangeiros  encontrará uma vasta gama de produtos transdérmicos como o óleo, o gel o creme os flocos de banho e até mesmo o patch.

A base destes produtos geralmente é um liquido de consistência oleosa, mas não chega a ser um óleo,  de um concentrado de água do mar, vindo diretamente de salinas e depósitos de bancos de sal. Os produtos mais puros que encontramos e o que recomendamos há anos são produtos que vem de um depósito subterrâneo do antigo mar Zechstein, onde a água ficou presa por milhões de anos. Este líquido é riquíssimo em magnésio. Utilizamos vários outros antes, mas este supera todos os outros em qualidade e pureza.

Ha outra forma é fazer a sua própria loção de magnésio usando o magnésio em pó que se compra nas farmácias aqui no Brasil.

Em qualquer farmácia costuma ter – peça por cloreto de magnésio em pó. Serve de qualquer marca, e em geral se vende em porções de 33 gramas – porque a venda é para uso oral, e esta é a quantidade recomendada para diluir num litro dágua, para ingerir.

Porém neste caso você vai comprar uns 5 a 6 potinhos desses de 33 gramas (pode ser também o vendido no mercado livre, mas sempre observe o GRAU DE PUREZA)  e diluir em apenas 1 copo de água fervida e filtrada. Dissolva todo o pó e presto! você tem uma loção de magnésio “genérica” …… É claro que ela não vai ficar com a mesma concentração de magnésio dos produtos “originais”, e nem tem a mesma pureza, mas vale a pena e muito usar.

Você já vai usufruir de muitos benefícios, mesmo com essa loção de concentração menor.

 

Usar o magnésio tópico tem várias vantagens em relação ao seu uso oral:

 

– permite que altos níveis de magnésio cheguem diretamente ao nível celular sem atravessar o sistema digestivo, evita impacto no sistema digestivo e nos rins.

– o magnésio tem um efeito laxante, de forma que o uso oral é sempre limitado por este fator – a quantidade que você pode ingerir diariamente, sem provocar diarréia, é pequena. Através da pele conseguimos absorver uma quantidade muito maior. Por isso, de acordo com o  Dr. Normam Shealey, Ph.D, a suplementação oral leva de 6 a 12 meses (dependendo do quanto a pessoa está deficiente) para restaurar os níveis intracelulares, enquanto o uso pela pele faz essa restauração em cerca de 2 meses ou menos.

– quando utilizado pela pele o cloreto de magnésio reage com a gordura corporal aumentando naturalmente os níveis de DHEA, o chamado “hormônio mestre”, cujos níveis baixos estão associados ao processo de envelhecimento. Essa formação do DHEA não acontece com a suplementação oral, pois depende da reação com a gordura corporal.

Se deseja se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do livro “A Terapia do Magnésio Transdérmico – Uma Nova Modalidade para a Manutenção da Saúde”

 

Comprar